Saturday, June 13, 2009

Ich liebe Karajan

Dia dos namorados. Saio para a acupuntura, depois encontro com uma amiga às 15h para bater um papo. O namorado dela, também meu amigo, chega pra bater papo junto. Mais tarde eles vão jantar e pegar um cineminha, assistir ao Marcello Mastroianni - programa perfeito para um casal que é a coisa mais linda. E eu fico na livraria, meu pequeno parque de diversões, meu "quarto". E ando, e ando, e dez minutos antes de fechar, quase 22h, resolvi que iria dar-me um presente de dia dos namorados.

Voltei no tempo, aos meus oito anos de idade, quando bati o olho num dvd da Nona sinfonia de Beethoven regida pelo maestro Herbert von Karajan. Essa sinfonia foi a trilha sonora da minha primeira (de muitas) visitas ao Theatro Municipal de São Paulo, meu amor-maior nessa cidade. Não hesitei em estender a mão à gôndola e pegar o dvd.

Cheguei em casa, coloquei o pijama e liguei o home-theatre. Sentei sozinha na sala, e então estava em Berlim, na Philharmonie, assistindo à entrada do maestro Karajan. Um movimento de mãos, e como Poseidon ele fazia agitar, acalmar e fluir a cascata de sons composta por Beethoven. Bem, duas genialidades como estas somente poderiam resultar em algo que transcende este mundo.



Não é à toa que a Nona de Beethoven é a sinfonia mais popular do mundo, e ainda assim, uma das mais brilhantes, se não A mais. Acredito que o Compositor ficaria feliz em ouvir sua obra-prima ser trabalhada por um dos Maestros mais geniais que já passaram pela Terra.

1 comment:

Elaine Cuencas said...

Ich liebe you my daugther!
Este texto está lindo!
AS palavras faladas são nelhores do que as ditas fora de hora, não é?
Espero perdão pelas minhas tão fúteis e perdidas na noite!
beijos, (eu, assim como o Angeli, estou em crise)