Monday, February 2, 2009

Assoluta

Falar de Callas é extremamente fácil pra mim. Poderia soltar uma avalanche de palavras aqui sobre "La Divina Assoluta", a "Tigresa", a "Rainha do La Scala".

Falar de Maria, no entanto, é uma das coisas mais difíceis. O dedos não correm sobre o teclado para falar sobre a Mulher por trás do mito. O que me trava? Não saberia dizer exatamente. Estou há mais ou menos meia hora no meu quarto, com as mãos pausadas, olhando no fundo dos grandes olhos de Maria numa foto, e esses olhos refletem os meus. Corro a visão pela minha coleção de discos, meus livros, e o brilho espelhado das caixinhas e das capas irremediavelmente fazem o mesmo: seus olhos refletirem os meus.

Que tanto me vejo em Maria Callas?

Pretensão? Absolutamente. Por mais que o cantar seja tão parte de mim, sei de todas as minhas limitações e não, não tenho a mínima pretensão de sequer chegar perto de "Callas assoluta".

Mas, talvez, tenha dentro de mim um pouquinho de Maria, a "donna assoluta". Talvez isso me trave os dedos. E a voz. Quem sabe.

2 comments:

Andréa said...

Florzinha,

Você é o máximo. Pq não pensa em "escrever" para algum lugar? Tipo profissa?

bjs
Andréa

Eloisa Baldin said...

Que lindo Mari !
Fiquei emocionada ao ler e principalmente conhecendo o video que a levou a escrever tão lindamente !
Parabéns .... a Callas emociona sempre . mas você não fica atrás não :)