Tuesday, May 26, 2009

Bicho maldito

O ser humano é, por incrível que pareça, a evolução da forma de vida animal. Teoricamente, ele possui não só o instinto, mas também o raciocínio, a sensibilidade e uma centelha divina que o torna mais próximo de Deus.

Que ele tenha essa centelha divina eu não duvido, muito pelo contrário, acredito piamente. Quanto ao raciocínio e à sensibilidade, bem... há seres e Seres. A maioria pensa que os outros só olham para seus próprios umbigos, quando na realidade são eles quem os estam observando - e julgando - de fora. É difícil achar alguém que não seja hipócrita, que olha para o próprio umbigo e se encara nu na frente do espelho - que medo tem o homem de estar face a face consigo! Quantos Dorians Grays nesse mundinho, meu Deus!

Às vezes, quando a situação atiça meu instinto de auto-preservação tão primitivo, tenho uma vontade louca de levantar e sacodir e estapear esses serezinhos. Mas aí entram o raciocínio e a sensibilidade que não me permitem faze-lo. Não sei se isso é bom ou ruim.

Mas, como "ninguém pode calar dentro em mim essa chama que não vai passar", pelo menos tenho um veículo em que eu possa gritar em caps lock e negrito: EITA, BICHO MALDITO QUE É O HOMEM!

E que Deus me perdoe o uso da palavra "maldito" - Ele sabe o que quero dizer com isso. Meus raciocínios eu divido, mas meus pensamentos são entre nós dois.

1 comment:

Elaine Cuencas said...

"O melhor modo de nos vingarmos é não nos assemelharmos a quem nos faz mal."

"Quem ama a fama faz a sua felicidade depender dos outros; quem ama o prazer faz a sua felicidade depender das suas próprias sensações; quem é inteligente faz a sua felicidade depender dos seus próprios actos." (Marco Aurélio)

Nosso problema é tentar ser inteligente e raramente conseguir...