Sunday, March 1, 2009

Melhor filme dos últimos anos: "The Reader"


E Kate Winslet é a próxima Meryl Streep, que descende das grandes atrizes do passado... o Cinema NÃO está perdido! Quando eu digo Cinema, não falo dos blockbusters que chegam de balde todos os anos, ou das comédias-românticas (às vezes gostosas, na maioria uma sessão da tarde sem sal e sem açúcar). Falo do que se chama Sétima Arte.

"O leitor" é uma jornada de duas horas, de uma vida, de várias, de milhões. É cruel,
é delicado, é cheio de sentimentos - raiva, amor, indignação, compaixão - é complexo, é triste, é forte. A trama é um mosaico em preto, cinza e branco, mas cheio de nuances que só se completa no final, e um dos momentos mais belos se dá com o começo de Tudo: a palavra "The".

Confesso que até entender esse mosaico, vou ter que passar pela experiência mais de uma vez, e digeri-lo não é fácil. Saí da sala de cinema pra tomar meia garrafa de Chianti, pra tentar discutir e analisar alguma coisa. Saí estática, quase catatônica, tamanho o soco no estômago. Ainda assim, um soco até necessário, pra poder perceber que sempre, SEMPRE devo lembrar-me que existe sim alguma coisa de bom (ou pelo menos a vontade) no pior dos seres humanos. Afinal de contas, somos todos seres humanos, um mosaico tão complexo como a trama de "The reader".

4 comments:

Giuliana said...

Obrigada pela dica....
vou baixar e levar para assistir em Pira. =)
Bjoooos

Anonymous said...

Mari
concordo um dos bons filmes dos últimos anos
apenas MAGIA
posso . . .

Afonso Manuel said...

Mari
como não estava inscrito no blogue
sou . . .o anónimo
reafirmo - filme fantástico

Afonso Manuel said...

A Magia está em ter encontrado esta opinião em São Paulo
vindo de si