Tuesday, March 3, 2009

Soprano lírico

(Na foto: Bidú Sayão - soprano lírico, um dos maiores nomes da ópera em sua época, brasileira.)

Sempre que eu volto das aulas da Elô, tenho a verdadeira sensação de que aprendi muito mais do que a técnica e as árias que estamos estudando. Aprendo muito de mim mesma, também, e de mim como [aprendiz de] cantora.

Hoje foi um dia de conversar sobre até onde o cantor pode ou não ir, em que águas pode ou não aventurar-se. E foi o dia em que ouvi, com a maior sinceridade, respeito e carinho do mundo (coisa que só a Elô poderia fazer), que é quase 100% de chance de que serei um soprano lírico, pois a voz é demasiado leve.

Tudo o que eu não queria ouvir, mas que o fiz com atenção e respeito e, tenho de ser sincera, um teco de inconformismo e decepção.

De forma alguma ser soprano lírico é ser "menor", "mais comum". Ao contrário, como todos os demais sopranos, tem a sua beleza especial, característica. Só não é a minha personalidade. Definitivamente.

Talvez seja esse o meu desafio: dar delicadeza aos gritos enormes que tenho dentro de mim.

1 comment:

Andréa said...

Florzinha,

Você pode ser o que você quiser. No melhor sentido.

bjs
Andréa