Tuesday, March 9, 2010

Reflexão sobre a carta do dia no Via Tarot


Pra quem não conhece, o Via Tarot é um blog super legal e super sério (está entre os meus favoritos aqui também): http://viatarot.blogspot.com/

*****

"fazer a sua revolução interior, com direito a quebrar conceitos endurecidos, lascar a picareta nos paradigmas (rs) e chutar o pau da barraca do sistema (vamos deixar o sol entrar neste ambiente sombrio!)"

Quem consegue realizar dentro de si qualquer uma dessas coisas pode considerar-se uma pessoa não somente iluminada, mas vencedora!

Vivemos um cotidiano tão pesado que os conceitos, paradigmas e o sistema nos arrastam pra cá e pra lá (antes fosse como na canção de Elis Regina!) sem mesmo que percebamos. Por mais centrados, harmonizados e espiritualizados (por que não mencionar?) que sejamos, essa rede nos prende inconscientemente e é difícil mesmo nadar contra tudo isso e tentar arrebenta-la.

Isso me fez lembrar do desenho "Procurando Nemo": no final do filme os peixinhos ficam desesperados quando se dão conta que foram pegos pela rede. Esse desespero foi o que quase os levou a morte. Aí vem o Nemo (bonitinho!) e indica que todos têm que nadar na mesma direção, e num baita trabalho de equipe conseguem a liberdade. A vida.

Acredito que nosso trabalho para conseguir essa revolução interior é trazer todos os fragmentos de nós mesmos (por mais que alguns sejam incômodos, amargos e afins) e coloca-los pra nadar juntos, para a nossa própria unificação. Só dessa maneira seremos fortes o bastante para arrebentar essa rede histórica de paradigmas e dogmas sociais.

1 comment:

Andréa said...

Que bonitinha....

Beijos