Sunday, February 21, 2010

Sobre "Crime e castigo"

(Fiódor Dostoiévski)

Quem me conhece sabe que esse livro já virou uma epopeia pessoal. Deve fazer quase um ano já que tento engatar na leitura. Não sei se é algo com Dostoiévski, porque também tentei ler outras coisas dele que não fluíram como outros autores, mas é uma questão de honra agora terminar a jornada da alma de Raskólnikov com ele.

Esse livro, pela forma como flui, me lembra um tsunami: águas calmas, sempre no mesmo balanço melancólico de ver, pra num piscar de olhos revoltar-se e invadir com ferocidade até a devastação.

Ainda não cheguei na última parte, mas estou no olho do maremoto. E isso é muito bom. Mesmo com essa descrição "cabeluda" que eu dei, quem passa por aqui e nunca leu "Crime e castigo" deveria. Vou finalizar o texto com uma frase do próprio Rodion Raskólnikov, fica aí para matutar:

"tudo está ao alcance do homem e ele deixa isso tudo escapar só por medo..."

Pois é, Ródia. Você eu não deixei escapar.

1 comment:

Andréa said...

Querida,
Um dia também lerei.
Beijos